Os sites de aluguer de apartamentos permitem aos locais alugarem um quarto individual, um espaço partilhado (como um sofá numa sala de estar), ou uma casa/apartamento. O anfitrião coloca um anúncio do seu espaço online, publica fotos, escreve uma descrição, clica em publicar e é tudo, depois disso podem começar a ganhar dinheiro extra com o espaço não utilizado.

O processo de reserva é semelhante a reservar qualquer outro tipo de alojamento online. Faz uma pesquisa na base de dados, encontra um lugar que o satisfaça, cria uma conta e pede para reservar. Quando o proprietário aceita, é-lhe enviada uma confirmação.

Muitos websites também permitem aos proprietários anunciar o seu espaço com opção de reserva imediata, o que significa que nem sequer tem de esperar pela resposta do proprietário. A sua reserva do alojamento é imediatamente feita (tal como uma reserva num hotel).

A maioria dos sites de aluguer de alojamentos inclui também um mapa para ver a localização do espaço. Desta forma, pode escolher um apartamento perto das atrações que quer visitar, ou escolher um mais longe para que possa experienciar uma estadia mais tranquila e saber como é a vida local fora dos aglomerados turísticos.

Os alugueres de curta duração são para quem?

Os alugueres de apartamentos dizem respeito ao espaço entre hostels e hotéis. Se está a fazer uma viagem de negócios e quer ter o conforto da sua casa, é provável que não opte por um hostel. Mas os hotéis podem ser demasiado caros ou impessoais. Alugar um apartamento é o equilíbrio perfeito.

Ou até pode adorar o ambiente de um hostel, mas há ocasiões em que precisa de mais espaço e privacidade. Alugar um apartamento será algo muito mais silencioso e relaxante do que um hotel, já que não precisará estar perto de tantas pessoas (nem de tanto barulho). Também poderá cozinhar a sua própria comida, o que reduz os custos da sua viagem.

Vai viajar com amigos ou com um grupo numeroso? Esta é melhor opção. Colocar várias pessoas numa casa/apartamento alugado será muito mais barato por pessoa do que fazer isso num quarto num hostel ou hotel. Terá também mais espaço para se esticar e relaxar. Os quartos em dormitórios e hotéis apertados não lhe dão muito espaço pessoal.

Para além disso, se escolher a opção de “alojamento partilhado” (que normalmente significa dormir na sala de estar de alguém ou noutro espaço semiprivado), muitas vezes pode encontrar preços ainda mais baixos em comparação com os valores dum hostel. Embora não tenha muita privacidade, é uma boa escolha económica para os viajantes que querem apenas um sítio barato.

Pode também interagir com o seu anfitrião, que lhe pode dar muitas dicas e informações sobre o seu destino.

Procura um arrendamento de curta duração em Angola? A Boa Estadia é o seu ponto de partida.